O que e o controle de vetores?

O que é o controle de vetores?

Consiste na aplicação de inseticidas para controlar a população de insetos. São empregadas substâncias específicas para combater cada tipo de vetor.

O que são vetores e pragas?

Qualquer tipo de ser vivo que pique, morda, infecte alimentos, danifique estruturas e cause todo tipo de desconforto aos seres humanos, incluindo os financeiros são considerados pragas. Dentre eles, existem as pragas que transmitem doenças, ou seja, são vetores de doenças.

Quais os tipos de controle de vetores?

Os três principais tipos de controle do vetor Aedes aegypti – mecânico, biológico e químico – são apresentados pela bióloga Luana Farnesi.

O que é pop de controle integrado de vetores e pragas urbanas?

O POP Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas é o segundo POP citado na RDC 216 e deve descrever como deve ser realizado o controle de pragas que podem infestar os serviços de alimentação e consequentemente contaminar os alimentos. Um destes cuidados é o controle de pragas.

Qual é a função do Controle de Pragas e vetores?

Sua função estende-se à orientação sobre a forma correta de aplicação de produtos e à formatação de laudos técnicos. Para se ter mais uma ideia do papel deste profissional, é ele quem fica responsável por possíveis danos causados à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

O que é o vetor de uma doença?

Entende-se como doença transmitida por vetor aquela que não passa diretamente de uma pessoa para outra, mas requer a participação de artrópodes, principalmente insetos, responsáveis pela veiculação biológica de parasitos e micro-organismos a outros seres vivos.

O que são consideradas pragas?

Praga presente: Qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos aos vegetais ou produtos vegetais presentes em um país, região ou área e que causa danos econômicos, ambientais e sociais.

O que você entende por pragas?

Pragas são qualquer espécie, raça ou biótipo de planta, animal ou agente patogênico que danifica plantas ou produtos vegetais.

Quais são as principais medidas de controle para as doenças causadas por vetores?

Para muitas doenças tais como a doença de Chagas, malária, esquistossomose e leishmaniose, a OMS iniciou programas de controle usando medicamentos doados ou subsidiados. O acesso à água e ao saneamento é um fator muito importante no controle e eliminação da doença.

Quais são as três doenças transmitidas por vetores?

Em nosso país, inúmeras são as doenças transmitidas por vetores, como dengue, malária, doença de Chagas, leishmaniose, febre amarela, vírus Oroupouche, Mayaro, filarioses, febre do Oeste do Nilo, encefalites, entre outras.

Qual a finalidade do POP 007?

O POP 007 mostra procedimentos relacionados ao controle integrado de pragas e vetores, como ele deve ser feito e quais medidas preventivas adotar, a fim de garantir a Segurança Alimentar e Nutricional do programa Estadual de Alimentação Escolar.

Como fazer um pop de controle de pragas?

Saiba como elaborar POPs em controle de pragas para sua indústria

  1. Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensilhos.
  2. Controle da potabilidade da água.
  3. Higiene e saúde dos manipuladores.
  4. Manejo de resíduos.
  5. Manutenção preventiva e calibração dos equipamentos.
  6. Controle integrado de vetores e pragas urbanas.